Por Camila Alves, Recife
Apesar da quantidade de contratações feitas para a temporada - 18 ao todo -, 45% do elenco do Náutico ainda é composto somente por atletas que vieram da base do clube. Existe inclusive uma norma no estatuto timbu, que prevê a utilização de pelo menos 25% de jogadores da base e que está sendo cumprida neste ano. Aos poucos, os garotos vão aparecendo no time titular e com o calendário cheio neste início de ano, a tendência é que sejam ainda mais mais aproveitados pelo técnico Roberto Fernandes a medida que o intervalo entre os jogos aperta.
- O Náutico está neste primeiro momento de temporada em três competições. É aproveitar para dar cancha, oportunidade, para garotada da base, porque essa é uma realidade que a gente está vivendo. Acho que essa molecada tem um potencial. Se está pronta para tanta cobrança? Não sei. Mas que tem potencial para dar conta do recado tem - avaliou o treinador.
Não à toa, metade deles já estrearam na temporada. Nos últimos três jogos do Alvirrubro - contra Central, Sport e Vitória - cinco atletas que jogaram cada uma das partidas eram da base timbu. Esse número começou a crescer e manter uma estabilidade a partir do terceiro jogo do Náutico no ano, contra o Altos pela Copa do Nordeste.
Depois do goleiro Jefferson, titular no time desde a saída de Tiago Cardoso no ano passado, o zagueiro Rafael Ribeiro tem sido o atleta mais aproveitado no elenco, com quatro jogos e todos acionado como titular. Depois dele vem o volante Willian Gaúcho, de apenas 19 anos, que entrou em campo três vezes e já marcou dois gols - todos contra América-PE.
Dos 35 atletas que fazem parte do elenco alvirrubro, 11 ainda não estrearam e oito são da base, mas três deles sequer tiveram chances de serem aproveitados pelo técnico Roberto Fernandes. O atacante Rogerinho e os volantes Cal Rodrigues e Niel, estão no departamento médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário