A expectativa é para um público de cinco mil pessoas, entre mulheres, crianças e torcedores habituais.
Garrafas plásticas que de material tóxico são transformados em cooperativas de reciclagem
ESTRUTURA E INVESTIMENTO
O trabalho dá resultado prático e rápido por causa da estrutura montada pela empresa E&L Marketing, que investe na divulgação do eventos de várias formas. Faz uma coletiva inicial com a presença de todos órgãos de imprensa da cidade. Depois mantém a divulgação em emissoras de rádios, TVs e jornais locais.
O trabalho dá resultado prático e rápido por causa da estrutura montada pela empresa E&L Marketing, que investe na divulgação do eventos de várias formas. Faz uma coletiva inicial com a presença de todos órgãos de imprensa da cidade. Depois mantém a divulgação em emissoras de rádios, TVs e jornais locais.
Além disso, espalha faixas pelos quatro cantos da cidade e aciona uma equipe de carros de som divulgando o jogo, seu horário e apontando os locais para as trocas de ingressos por garrafas pets.
O projeto Futebol Sustentável foi criado pelo presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo carneiro Bastos, seno desenvolvido pela empresa E&L Marketing.
Edivaldo Ferraz, à esquerda, presidente Leandro e o dirigente José Hugo do Linense
DEZ MIL PETS
No caso deste jogo, a expectativa de arrecadação de garrafas extrapolou o previsto. Normalmente cada torcedor só precisa de duas garrafas para ganhar um ingresso. Mas muitos, em prol do meio-ambiente, deixam mais garrafas do que necessário. Em Lins, por exemplo, foram arrecadados perto de dez mil garrafas.
No caso deste jogo, a expectativa de arrecadação de garrafas extrapolou o previsto. Normalmente cada torcedor só precisa de duas garrafas para ganhar um ingresso. Mas muitos, em prol do meio-ambiente, deixam mais garrafas do que necessário. Em Lins, por exemplo, foram arrecadados perto de dez mil garrafas.
Todo este material reciclável é destinado a entidades filantrópicas indicadas pelo clube ou pela prefeitura. O clube ainda recebe um valor – R$ 5 – por cada ingresso trocado. No caso, já estão garantidos três mil torcedores no campo.
“Num estádio como do Linense, onde a arquibancada fica bem em cima do campo, a presença da torcida é um fator a mais para buscar a vitória” – diz o presidente Leandro, sempre apoiado pelo ex-presidente José Hugo.
CADASTRAMENTO
Um dos novos serviços do projeto é fazer o cadastramento dos torcedores. Ele é realizado logo após a entrega das pets e na entrega do ingressos. São dados básicos que ficam armazenados para auxiliar em ações futuras dentro da própria cidade.
Um dos novos serviços do projeto é fazer o cadastramento dos torcedores. Ele é realizado logo após a entrega das pets e na entrega do ingressos. São dados básicos que ficam armazenados para auxiliar em ações futuras dentro da própria cidade.
"Adquirimos uma experiência importante nestes três anos de trabalho árduo, onde rodamos milhares de quilômetros por todo o Estado de São Paulo.
Só vemos resultados positivos nesta ação, tanto para os torcedores, para os clubes e para a cidade que ganha com a arrecadação de material tóxico e que depois vira receita na reciclagem de cooperativas ou entidades" - confirmou Edivaldo Ferraz, comandante da E&L Marketing, que conduz toda a operação pessoalmente, com um grupo de 50 pessoas. Normalmente este número aumenta com as equipes próprias formadas pelo clube.
Cadastramento é novo serviço realizado pelo projeto idealizado pela Federação Paulista
OUTROS CLUBES
O sucesso é tão grande que outros clubes já solicitaram junto à presidência da FPF a presença do projeto em suas cidades para incentivar a presença de público nos estádios. Entre eles, estão Red Bull Brasil, São Bernardo e São Caetano.
O sucesso é tão grande que outros clubes já solicitaram junto à presidência da FPF a presença do projeto em suas cidades para incentivar a presença de público nos estádios. Entre eles, estão Red Bull Brasil, São Bernardo e São Caetano.
A FPF tem priorizado os clubes do Paulistão, mas já está atendendo também pedidos de clubes das Séries A2 e A3. Os clubes interessados só precisam enviar um ofício à FPF para que seja agendado uma data. Uma forma fácil e prática e que garante a presença de casa cheia em seus jogos.
por Agência Futebol Interior
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