segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

ESPECIAL COPA PAULISTA: Após bater na trave, 2017 foi da Ferroviária

A Ferroviária lutou para conquistar o título da Copa Paulista. Após bater na trave na temporada passada, a Ferrinha enfrentou o pesadelo dos pênaltis, passou e conseguiu o tão sonhado troféu, que o garantiu na Série D do Brasileiro de 2018, conquista mais do que merecida.
Quis o destino que a Ferroviária caísse logo na primeira fase no mesmo grupo do que seu algoz da edição anterior, o XV de Piracicaba. Apostando em jovens talentos, sob o comando de PC Oliveira, o time de Araraquara fez a segunda melhor campanha do grupo, atrás apenas do Nhô Quim.
E o XV foi um dos responsáveis por uma das derrotas do time na fase inicial. Em plena Fonte Luminosa, a Ferroviária perdeu por 1 a 0 e empatou, por 1 a 1, no Barão de Serra Negra. Mesmo assim, classificou com 25 pontos, com folga, na frente de Mirassol, 17, e Linense, 15. O Alvinegro ficou com 27.
Na Segunda Fase começou a mostrar sua verdadeira força. Fez 12 pontos, conquistados com três vitórias e três empates, e ficou na liderança do Grupo 5, na frente da Inter de Limeira, 11, que seria sua adversária na final. Neste momento, os dois jogos entre eles haviam terminado empatados – 2 a 2 e 0 a 0.
VENCER OU MORRER
Nas quartas de final, todos os times que fizeram o segundo jogo como mandante avançaram, com exceção para o Desportivo Brasil, que foi eliminado pela Portuguesa, que até então parecia ser uma das favoritas para ficar com a taça.
O XV de Piracicaba passou pelo São Caetano, enquanto a Inter de Limeira venceu o Linense e a Ferroviária eliminou o Santos, com triunfo, na Vila Belmiro, por 4 a 0 e vitória em Araraquara, por 3 a 2.
Ferroviária é campeã da Copa Paulista 2018
Ferroviária é campeã da Copa Paulista 2018
Na semifinal, a Ferroviária encontrou a Portuguesa. Todos apostavam na Lusa, até com um possível favorecimento, já que a equipe da capital acabou ficando sem nenhum campeonato nacional no calendário 2018. Mas o futuro tinha outros planos. A Ferrinha venceu no Canindé por 2 a 0 e avançou mesmo perdendo em casa por 1 a 0. Estava novamente na final.
E por muito pouco não reeditou a decisão com o XV. Em Piracicaba, o Nhô Quim derrotou a Inter de Limeira, debaixo de um dilúvio, por 2 a 1. O adversário se recuperou, também triunfou por 2 a 1, em casa, e levou o confronto para os pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro Rafael Pin, que pegou as cobranças de Pedrinho e Alex Willian.
É CAMPEÃO
A final acabou sendo muito equilibrada. Em Limeira, a Ferroviária segurou o time da casa e saiu de campo com um empate sem gols. Já em Araraquara, a Inter ia sendo eliminada até aos 48 minutos do segundo tempo, quando Wesley deixou tudo igual – 2 a 2 – e levou o jogo para os pênaltis.
Foi da marca do cal, que a Ferroviária havia perdido o título de 2016, mas desta vez foi diferente. Mesmo errando duas cobranças, o time de Araraquara venceu por 7 a 6 e ficou com o título da Copa Paulista.
Esta foi a segunda vez que o time de Araraquara ficou com o caneco. A primeira conquista foi em 2006. Santo André e Noroeste também são bi do torneio. O maior vencedor é o Paulista, de Jundiaí, com três títulos.
por Agência Futebol Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário